Arte Babilônica.
Vestuário:
A túnica era o principal vestuário dos plebeus na babilônia,eles as usavam e calças e as tais são usadas até hoje.
Arquitetura:
A construção mais característica babilônia é o zigurate, que é um templo construído no topo de uma torre de Tijolos com acesso por meio de uma rampa contínua, com a aparência de pisos cada vez menores (Torre de Babel, da tradição bíblica).
Como não existia cimento nem outros materiais de obra as construçõens eram feitas com barro cozido pelo sol.
O que é um zigurate?
Existe vários zigurates. Os zigurates eram uma forma de templo, construída pelos sumérios, mas muito conhecida pelos babilônicos. Os andares eram construidas uma sobre a outra, as plataformas podiam ser ovas, retangulares ou quadras, podiam ter de 2 a 7 andares. Pra chegar ao templo tinha que passar por rampas, da base até o topo.
Existe vários zigurates. Os zigurates eram uma forma de templo, construída pelos sumérios, mas muito conhecida pelos babilônicos. Os andares eram construidas uma sobre a outra, as plataformas podiam ser ovas, retangulares ou quadras, podiam ter de 2 a 7 andares. Pra chegar ao templo tinha que passar por rampas, da base até o topo.
Monumentos:
Jardins suspensos
Os Jardins Suspensos da Babilônia foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se procura sobre suas possíveis formas e dimensões
mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foi encontrada, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água.
Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor
para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore. Também chamados de Jardins Suspensos de Semíramis, foram construídos no século VI a.C., no sul da Mesopotâmia, na Babilônia. Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo.
Não se sabe quando foram destruídos. Suspeita-se que sua destruição tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio de Nabucodonosor, pois há boatos de que os jardins foram construídos sobre seu palácio.
Porta de ishtar
A Porta de Ishtar foi o oitavo porta da cidade da Mesopotâmica da Babilônia . Foi construída por volta de 575 a.C por ordem do rei Nabucodonosor II no lado norte da cidade. Dedicado à deusa babilônica Ishtar, o portal foi construído em fileiras de azulejos azuis brilhantes mesclados com faixas de baixo-relevo ilustrando sirrushi (dragões) e auroques.
Estátuas de divindades eram conduzidas através do portal durante as procissões uma vez por ano durante a celebração do Ano Novo.
Lendas:
Leão alado (símbolo da babilônia)
Considerado o rei dos animais e a águia , a rainha das aves. Este animal um
leão que tem asas de águia, aparece com duas asas. Sabido de todos que o nosso mundo foi dominado por quatro poderosos reinos.
O primeiro reino representado por babilônia . As asas que vemos neste animal representam rapidez nas conquistas, No reinado de Nabucodonosor a Babilônia rapidamente conquistou o mundo e seu reinado se estendeu do ano 606 ao ano 539aC.
O profeta Daniel diz que as asas foram arrancadas, isso quer dizer que Nabucodonosor perderia sua for asa .Também é importante dizer que na mitologia , o leão era protetor da Porta de Ishtar.
Arte Persa:
Descrição:
A civilização persa era predominantemente guerreira, característica que se reflete em suas manifestações artísticas, como a representação mítica de criaturas fantásticas, quase sempre grandes, e poderosos animais, como híbridos de leão, touro e águia, com cabeças humanas, simbolizando seu poderio militar bruto.
O esplendor de sua arte pode ser observado em ruínas de palácios, como nas magníficas escadarias do palacio de Dario I, com imagens feitas com blocos de argila e mármore.
Cultura:
As construções persas apresentavam um ecletismo cultural, uma vez que eram influenciadas pelos egípcios e mesopotâmicos.
As principais construções do Império Persa eram marcadas pelos detalhes em seus palácios que possuíam alicerces de pedras, vastos terraplanos, paredes de tijolos, colunas finas e elegantes com capitéis esculpidos com cabeça de touro ou de cavalo. Os muros recobertos de baixos-relevos ou ladrinhos esmaltados. O teto era forrado com madeira pintada.
Tapete persa:
A tecelagem dos tapetes persas era uma das manifestações mais características da cultura e arte persa.
Os tapetes persas tinham um bem necessário de aquecer as pessoas do inverno.
Os artesãos ultilizavam os insetos, flores,cascas,etc, como inspiração.A maioria dos tapetes persas de hoje em dia tem o padrão floral.
Os tapetes persas tinham um bem necessário de aquecer as pessoas do inverno.
Os artesãos ultilizavam os insetos, flores,cascas,etc, como inspiração.A maioria dos tapetes persas de hoje em dia tem o padrão floral.
Lendas:
Azi Dahaka atemorizava os homens, roubava seu gado e destruía florestas.(e que provavelmente foi uma alegoria mística da opressão que a Babilônia exerceu sobre a Pérsia na antiguidade clássica). Os dragões da cultura persa, de onde aparentemente se originou a ideia de grandes tesouros guardados por eles e que poderiam ser tomados por aqueles que o derrotassem, hoje tema tão comum em histórias fantásticas.
Representa o segundo império mundial, o Império Medo Persa. Ouve uma união entre a madia e a Persa, e assim eles conquistaram o mundo tirando o poder de Babilônia .
Seu domínio se deu do ano 539 a 331 aC.
Quando diz que um dos seus lados se levantou primeiro quer dizer que a Pérsia se destacou primeiramente e depois eles se uniram criaram mais força e dominaram o mundo.
Geografica da Mesopotâmia:
É importante lembrar que atualmente este mapa não exite mais, este território agora ocupado por irã e iraque.
Mesopotâmia é um lugar onde contém extensa faixa de terra, o clima nesta região é muito seco no verão e extremamente frio no inverno, existe uma parte do deserto que é mais fértil e a outra, a parte do norte (parte montanhosa) e a parte sul (é a parte mais fértil). A mesopotâmia serviu de passagem para muitos povos para o golfo Pérsico e o Mar Mediterrâneo. Serviu também para refúgio e infiltração para os nômades, muitas guerras aconteceram naquele local.
Origem da palavra mesopotâmia:
Mesopotâmia significa entre rios MESOPOTAMIA =entre rios.
Por que era entre os rios Tigre e Eufrates.
Quadros:
Azi dahaka(anaís)-Um dragão de duas cabeças que, roubava gado e assustava homens.
DINASTIA AQUEMÊNIDA(Larissa) - Baixo relevo de guerreiros persas - Persépolis.
Videos